História


A história do Sporte Clube Freamunde começa nos anos 30, altura em que os jovens de Freamunde se costumavam juntar num largo da freguesia e organizar partidas de futebol. Aconteceu então que António Ribeiro, também conhecido como António Filipe, decidiu criar o clube inicialmente conhecido como Freamunde Sport Clube. Disponibilizou os equipamentos e os calçados, tudo de forma gratuita e amigável. Mas foi só devido à ajuda de padre Castro, um dos homens mais devotos à história do clube, que surgiu a primeira equipa do Sporte Clube Freamunde, que ficaria conhecida como os Onze Vermelhos; quase todos eles eram operários fabris de uma fábrica das redondezas.

Mas a fundação oficial do Freamunde Sport Clube só se deu por volta de 1933, quando o clube obteve um campo de futebol; chamava-se Campo do Carvalhal e pertencia a padre Castro. Nesse mesmo ano o clube entrou na Liga Invicta (correspondente hoje à II Liga) com excelentes resultados logo de partida.

Em Novembro de 1935 a Liga Invicta é extinta e abre-se outro campeonato que não existe nos dias de hoje: o Campeonato da Promoção. Para puder jogar nesta liga, o Sporte Clube de Freamunde juntou-se assim à AF Porto e adoptou as cores de hoje (camisola e meias azuis e calções brancos).